13/01/09

2009 – ANO INTERNACIONAL DE ASTRONOMIA

Comemoram-se os 400 anos sobre a data em que Galileu Galilei apontou pela primeira vez a sua luneta para os céus e colocou um ponto final na Teoria Geocêntrica. Da invenção da luneta astronómica por GALILEU GALILEI até à primeira observação de luas, planetas, galáxias, asteróides, cometas, nebulosas, etc…por tantos outros instrumentos... este ano é assim dedicado à Astronomia, suas revelações e descobertas científicas associadas. Durante este ano lectivo, especialmente a partir deste mês até ao final do 3º Período, terão ao vosso dispor alguns factos científicos que marcaram o percurso da descoberta espacial e satisfazem o desejo dos mais curiosos!
Não menos importantes, serão as comemorações dos 150 anos sobre a publicação da "Origem das Espécies" de Charles Darwin, a retirada de uma visão antropocêntrica do mundo!..

Para saberes mais, consulta
http://www.astronomia2009.org/

Os alunos do 7º A e B já exploraram o software Celestia e serão eles que vos podem revelar mais algumas curiosidades…

se quiserem o software no vosso computador podem ir a:http://www.shatters.net/celestia/download.html

Também há este software bastante interessante onde também podem ver as estrelas, os planetas, os dias, as noites, as constelações, etc.http://baixaki.ig.com.br/download/stellarium.htm

Sem comentários: