01/06/09

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA


1 de Junho... É o Dia Mundial da Criança!

É de pequenino... que se aprende a comer! Incutir hábitos alimentares saudáveis no seu filho desde a mais tenra idade é fundamental para um crescimento e desenvolvimento saudáveis.
Seja um exemplo, faça o pequeno-almoço com ele! Com leite ou derivados, com pão ou cereais e fruta fresca essenciais para repor a energia e assegurar um melhor rendimento escolar.
O sal e o açúcar mascaram o verdadeiro sabor dos alimentos, pelo que devem ser introduzidos na alimentação o mais tarde possível. É de pequenino que as crianças começam a educar o gosto e a identificar as suas preferências, que certamente vão permanecer para a vida.
Ensine o seu filho a gostar de sopa, legumes e peixe! Dê nomes divertidos às sopas e vá variando. Use legumes coloridos, faça sopas com massinhas e até sopas frias para beber em copo. Não coza demasiado os legumes, deixe-os arrefecer e explore diferentes ervas aromáticas. Opte por legumes grelhados, assados ou salteados com um fio de azeite. Faça saladas frias e enriqueça-as com fruta fresca. O peixe não tem que ser sempre cozido. Assado, grelhado, em filetes ou até panadinhos de vez em quando. O importante é que ele coma e que o veja comer.
Quando o seu filho não quiser comer tudo, respeite! As crianças também têm direito a ter falta de apetite de vez em quando. Mas não hierarquize os alimentos “ Come pelo menos a carne e deixa a massa ”. Todos os alimentos são igualmente importantes!
Quando o seu filho rejeita, não o obrigue e tente mais tarde. A criança reconhece rapidamente quando a recusa é uma boa forma de chamar a atenção.
Não deixe o seu filho passar muitas horas no computador, em frente às consolas ou a ver televisão. Incentive a prática de actividade física desde cedo. E faça também! Desportos colectivos, andar de bicicleta, correr, saltar, andar. Vá para a rua com ele.
Faz-lhe bem a ele e a si também!


A coordenadora da Educação para a Saúde
Cláudia Louro

1 comentário:

Anónimo disse...

Sober o dia mundila da criança,é um dia muito interesante especialmente para as ciança por algumas tem a sorte de reseber prendas .