30/04/10

Semana da Leitura 2010

A Semana da Leitura decorreu no Agrupamento de Escolas de Minde, de 22 a 28 de Abril. Para o desenvolvimento das actividades vários espaços da Escola sede foram decorados com motivos alusivos à mesma.
Ao longo desta semana vários elementos da comunidade educativa: encarregados de educação e professores voluntariaram-se para partilhar as suas leituras com as diversas turmas da Escola.
As actividades tiveram início às 10.45h do dia 22 com a leitura do conto – O Tesouro – sobre o tema da Revolução do 25 de Abril, a qual foi dirigida aos alunos do 4ºano. Às 15.30h teve lugar um workshop de marcadores de livros, no qual participaram alunos do 5º e 6º ano. A actividade decorreu com grande entusiasmo, tendo sido produzidos trabalhos de visual muito agradável estimulando o seu uso para novas leituras.
A 23 de Abril comemorou-se o dia Internacional do Livro com uma interrupção às 9.45h em todas as escolas do Agrupamento para uma leitura em simultâneo. Todos os que fizeram o momento e acarinharam a actividade investiram em prol do desenvolvimento da leitura.
Às 10.00h teve lugar um momento musical na BE com um Hino à leitura, cuja letra foi da autoria de dois alunos do 6ºB: João Afonso Vieira e João Pedro Manha.
Às 10.30h, o professor Daniel Café veio apresentar o livro da sua autoria, “Afonso e os Mistérios da Serra”, aos alunos do 4º e 5º ano. Este livro aborda a temática do meio local, tendo despertado o interesse de alunos e professores.
No final das aulas os “Amigos da BE” distribuíram poemas aos encarregados de educação.
No dia 26 de Abril realizou-se o Concurso de Leitura na BE no qual participaram alunos de todas as turmas da E.B.2,3 de Minde. Os vencedores do 2º e 3º ciclo foram respectivamente, Pedro Almeida do 5ºB e João Carlos Almeida do 7ºC.
O dia 27 foi assinalado pelas Leituras Itinerantes em que a professora Bibliotecária, Margarida Rocha e a educadora Ana Paula Jorge se deslocaram aos Jardins de Infância e Escolas do 1º ciclo de Serra de Stº António, Casais Robustos, Covão do Coelho e Vale Alto, tendo aí realizado a “A Hora do Conto”.
No dia 28 às 10.00h foi interpretado o Hino Nacional, “A Portuguesa”, em homenagem à República Portuguesa. Logo em seguida, o animador do Museu da Aguarela, Dr. Luís Carlos Santos (caracterizado de Zé Povinho) contou aos jovens, através de um passeio pelas ruas de Lisboa de 1900, a conjuntura que pôs fim à monarquia. Esta actividade também está inserida na Comemoração do Centenário da República.
Para encerrar a Semana da Leitura, o espaço da BE foi transformado num ambiente intimista a fim de acolher os alunos dos cursos nocturnos, às 19.30h, no “ Chá com Leituras”. Alunos e professores tiveram oportunidade de partilhar as suas leituras preferidas, bem como degustar o chá com bolinhos. A actividade foi muito bem sucedida, tendo todos os intervenientes manifestado o seu agrado, formalizando o desejo de repetir acções deste género.

A Bibliotecária - Profª Margarida Rocha

Sem comentários: