28/04/09

VISITA DE ESTUDO - RENOVA E CTIC




No dia 27 de Abril, os alunos do 8º Ano e Turma Cef tiveram a oportunidade de visitar, na parte da manhã, as instalações da Fábrica Renova que este ano perfaz 70 anos de existência.
Foi gratificante a percepção do avanço tecnológico desta unidade industrial que faz dela uma marca líder com exportações para Espanha, França, Estados Unidos, Japão, Bélgica.
A reciclagem do papel e o tratamento das águas em ETAR própria constituem uma vertente da fábrica bem demonstrativa da preocupação com a qualidade da água que é lançada no rio Almonda.
De tarde, os alunos estiveram no Centro Tecnológico das Indústrias do Couro (CTIC) onde visitaram as instalações, cujos equipamentos se relacionam com o tratamento e controlo de qualidade das peles. Puderam, ainda, através de um computador, programar vários tipos de movimento de um pequeno robot.
A visita contou também com uma sessão teórico/prática na qual os alunos foram sensibilizados a participar, no próximo ano lectivo, em dois projectos de âmbito nacional - “Isto é uma ideia” e “F1 in schools”, que apelam à criatividade dos jovens, com recurso às novas tecnologias.
D.S.

Sem comentários: