21/05/09

AS NOSSAS TRADIÇÕES - DIA DA ESPIGA

No dia da Ascensão, que na nossa terra é feriado, festeja-se a ascensão de Jesus ao Céu mas também é costume ir aos campos apanhar um ramo “a espiga”. É sempre a uma quinta-feira e acontece cerca de quarenta dias depois da Páscoa.

Não se sabe bem como começou esta velha tradição. Fizemos algumas pesquisas na nossa escola e descobrimos que há quem diga que tudo começou com a bênção dos primeiros frutos mas outros dizem que foi há muito mais tempo, com a festa da deusa “Flora” que se celebrava por esta ocasião.

Nós também quisemos festejar este dia e na quarta-feira de tarde, juntamente com os meninos do Jardim de infância de Minde, fomos apanhar oliveira, papoilas, malmequeres e outras flores. Viemos novamente para a escola e estivemos a compor o ramo.

Como estávamos a prever que não encontrássemos espigas de trigo, no dia anterior a nossa professora falou connosco para vermos quem poderia arranjar. A nossa colega Joana trouxe umas belas espigas para partilhar, o Daniel também se lembrou de trazer alecrim e Matilde e o Bernardo também trouxeram umas espigas campestres. Assim, conseguimos um belo ramo que levámos para casa e o guardámos de forma a mantê-lo até ao próximo ano, como manda a tradição. Ainda levámos um cartão com a informação do que simbolizam as flores, o trigo e a oliveira.

Foi muito agradável termos ido todos juntos apanhar a espiga.

Trabalho colectivo: Turma C da EB1 de Minde

Sem comentários: