08/05/09

O HOLOCAUSTO NAZI

No dia 15 de Maio irá ocorrer na nossa escola, um colóquio sobre os Direitos Humanos, realizado pelos alunos do 6º A e C e que pretende relembrar os jovens e os menos jovens para a problemática do Holocausto Nazi levado a cabo durante a 2ª Guerra Mundial.

 Nove alunos do sexto ano, serão o rosto deste colóquio, que envolveu as duas turmas, na sua totalidade, na realização das várias tarefas que contextualizam este evento.


EXPOSIÇÃO
REPENSAR O HOLOCAUSTO NAZI

Enquadrada no colóquio, estar patente a exposição “Pensar o Holocausto nazi” com trabalhos realizados pelos anos do 9º ano e turma CEF.

As disciplinas de História e Geografia de Portugal, (2º Ciclo) e de História (3º Ciclo), bem como o Departamento a que pertencem, consideram importante que no processo de construção de cada individuo num quadro de cidadania participada, é de todo pertinente acções deste género em ambientes escolares, para que o crescimento dos alunos seja alicerçado em valores de consciência histórica que barre os “velhos ventos do passado” que sopram em todas as esquinas (sobretudo em período de crise económica) prometendo soluções fáceis e rápidas, mas que encobrem as sementes do ódio racial e xenófobo.

Tendo como lema: “A indiferença é cúmplice do crime”, está lançado o convite para a participação de toda a comunidade educativa nesta “viagem cívica no tempo”. É um dever moral que as escolas devem prestar à História e às suas vítimas.

CICLO DE CINEMA



Sem comentários: