25/01/10

9º A SOLIDÁRIO


No âmbito do estudo da temática «Ser Solidário e o trabalho das ONG – Organizações Não Governamentais de Solidariedade» nas disciplinas de Francês e Inglês, os alunos não ficaram indiferentes às necessidades de um enorme número de pessoas no mundo.
Foi assim que decidiram fazer um donativo a favor da Unicef, contribuindo para minorar os problemas de saúde e educação de algumas crianças mais desfavorecidas.
Bem haja 9º A!


Helpo: O NOSSO MUNDO É HUMANO

No dia 19 de Janeiro as turmas dos oitavos anos e do nono ano assistiram a uma Acção de Sensibilização para as ONGDs, promovida e organizada pelas suas professoras de Francês e de Inglês , no âmbito do programa das referidas disciplinas assim como de Geografia. A referida Acção foi dinamizada por duas voluntárias da Helpo (Organização Não Governamental para o Desenvolvimento) que gentilmente vieram a nossa Escola, na sequência de um convite endereçado a esta ONGD.

No decorrer da actividade os alunos tiveram a oportunidade de visionar um vídeo, gravado em Moçambique, que procurava descrever o trabalho da HELPO no “terreno” e apresentar alguns dos voluntários e “padrinhos” da Organização. No final houve ainda a oportunidade de debater algumas questões.

Como um dos resultados desta experiência aqui ficam os comentários/reflexões dos nossos alunos.

- “Na minha opinião a HELPO faz muito bem em ajudar as pessoas que mais precisam. Eles lá não têm vidas parecidas com as nossas! Solange Simões, 8º B

- “Devíamos ajudar aquelas crianças, não podemos pensar só em nós! Amanda Frazão, 8º B

- “Gostei muito da Sessão porque ajudou-me a perceber melhor o que se está a passar no mundo! Jaime Alfaiate, 8ºB

- “Acho que contribuiu para crescermos mais e para darmos mais valor ás nossas coisas! Adriana Jesus, 8º B

- Eu fiquei muito comovida porque é triste verificar que nós por vezes desperdiçamos e estas crianças vivem sem quase nada! Ana Gomes, 9º A

- “A HELPO é uma Associação que tem como principal objectivo o sorriso tão mágico de uma criança!” Liliana Pereira, 9º A

“Estas Acções de Sensibilização são importantes porque precisamos de ver esta realidade que parece tão irreal! Melissa Frazão, 9º A

- “ Gostei muito pois esta Acção fez-me mudar a minha percepção da vida! Daniela Alves, 9ºA

- “…também me chocou muito ver aquelas crianças em condições tão devastadoras.” Inês Almeida, 9º A

- “ Como è que alguns adolescentes pensam que os seus problemas são assim tão graves?” Vânia Ferreira, 9º A

- “Temos de acabar com o sofrimento destas crianças!” Miguel Vedor, 9º A


Profªs. Fátima A. Caeiro e Carmen Gonçalves

Sem comentários: