18/11/08

A GEOGRAFIA ANDA EM ALTAS

Foi logo a começar o ano! A Prof. Clara aproveitou a cedência de transporte por parte da CMA e levou os alunos do 8º e 9º ano a passear. Foram duas as visitas de estudo realizadas na primeira semana de aulas:

O 8º Ano visita o Carsioscópio
No dia 18 de Setembro os alunos do 8º aluno foram a Alcanena visitar o Carsioscópio, um museu geográfico muito recentemente inaugurado mas já com evidentes pontos de interesse para miúdos e graúdos. Esta visita de estudo serviu de motivação para a abordagem do conteúdo programático do estudo do Relevo Cársico e os alunos aproveitaram-na bem. Gostaram muito do filme sobre a evolução geográfica da zona cársica, na qual estamos incluídos e, claro, deliraram com o simulador. Vale a pena dedicar uma tarde de domingo a visitar o Carsioscópio!

O 9º ano vai ao Entroncamento
Logo no dia seguinte, 19 de Setembro, é a vez do 9º ano ir passear no autocarro da CMA. Desta vez a visita foi ao Entroncamento, ao Museu Ferroviário, enquadrada no estudo do conteúdo programático dos transportes. Foi também uma visita muito interessante que prendeu a atenção doa alunos do princípio ao fim.

Torres Novas vem à escola
Entenda-se que foi o Serviço Educativo do Cine-teatro Virgínia, em Torres Novas, que veio à nossa escola, convidado pela Prof. Clara e a Prof. Judite. Esta actividade foi promovida pelos Serviços Educativos no âmbito dos Encontros de Lusofonia, ainda a decorrer no Cine-Teatro Virgínia e tem por objectivo levar ao alunos a construir mapas usando palavras e textos diversos como a poesia. Foi assim que, no dia 11 de Novembro, dia de S. Martinho, os alunos do 7ºB passaram um bom momento na nossa biblioteca aprendendo a manipular palavras, reinventando-as e imaginando-as para lá da sua primeira significação. Obrigada ao Cine-Teatro por mais esta iniciativa.

Sem comentários: