05/11/08

GUY FAWKES E A NOITE DAS FOGUEIRAS




É no dia 5 de Novembro que se comemora mais uma tradição inglesa, a queima dos espantalhos que simbolizam o Guy Fawkes, um soldado católico que, pretendendo assassinar o rei protestante, Jaime I, participou na conspiração da pólvora. Esta conspiração tinha por objectivo explodir com o parlamento inglês, numa sessão onde o rei iria participar. Mas, na véspera do atentado, outros conspiradores arrependeram-se porque a explosão iria matar católicos inocentes e "deram com a língua nos dentes", denunciando Guy Fawkes. Este foi apanhado "com a boca na botija", nas caves do parlamento a guardar os barris de pólvora. Depois de torturado, confessou o crime e foi enforcado por traição e tentativa de assassínio.

Ainda hoje há, na noite de 4 para 5 de Novembro, a noite das fogueiras onde espantalhos - os Guy Fawkes - são queimados. No dia 5 há uma sessão especial do parlamento inglês onde o monarca, agora a rainha Isabel II, com os membros do parlamento, correm as caves do edifício, numa tradição com quase quatrocentos anos de história.

Este ano lectivo, o grupo de Inglês da nossa escola quis relembrar na prática esta tradição, com o objectivo de difundir a cultura inglesa e as suas tradições. Para dinamizar a actividade foi pedido a cada turma que elaborasse um espantalho para o concurso. Estes podem já ser vistos na entrada da escola. As turmas participantes estão de parabéns!

Sem comentários: