12/03/10

Viagem de intercâmbio escolar a Santiago de Compostela e Ilha de La Toja



No âmbito das actividades das disciplinas de Educação Moral e Religiosa Católica, História e Geografia, os alunos do 9º ano, efectuaram uma visita de estudo em viagem de intercâmbio escolar a Santiago de Compostela e Ilha de La Toja – Espanha e Viana do Castelo.
Inserindo-se no módulo 2: “À descoberta de Deus” e módulo 4 “A Igreja de Jesus Cristo” esta visita pretendeu despertar o aluno para a diversidade de cultos, arte religiosa e cultura numa mesma fé.
Infelizmente, este ano a visita de estudo foi marcada pelo mau tempo que se acentuou no segundo dia, obrigando a um regresso antecipado a Portugal. O factor climático tornou impossível podermos visitar a capital religiosa da Galiza. Mas a visita decorreu muito bem.
Sendo um intercâmbio com outras escolas da Diocese de Leiria-Fátima, os alunos do 9º ano cedo começaram a cultivar e desenvolver o espírito de grupo, o respeito pelos outros, pelo diferente e pelo passado. Os alunos visitaram no Monte de Santa Luzia a catedral e puderam admirar a foz do rio Lima e a cidade de Viana do Castelo e a Ilha de La Toja já em Espanha.
Em Viana, numerosos vestígios arqueológicos - por exemplo o Castro de Santa Luzia - comprovam que Viana foi palco de antigas civilizações. Recebeu foral em 1262 de D. Afonso III, sendo elevada a cidade em 1847. As suas gentes, simpáticas, alegres e comunicativas, participaram desde a primeira hora na saga dos Descobrimentos, tendo contribuído no povoamento dos Açores. Importante Romaria anual, a da Senhora d’Agonia constitui, entre outras, uma imponente mostra de folclore, donde sobressaem as arrecadas e cordões de ouro antigo que as mulheres exibem.
A Ilha de La Toja é famosa pela produção de sabonetes e cremes famosos pelas suas propriedades terapêuticas para a pele.
O mau tempo, provocado por um ciclone, obrigou todas as escolas participantes a regressarem no Sábado de manhã a Portugal, porque as estradas da Galiza foram cortadas ao trânsito.


Professores e Alunos 9ºAno

Sem comentários: