29/06/10

Recriação da Feira de Sant'Ana



O Agrupamento de Escolas de Minde, com a participação das colectividades e das populações locais, recriou no passado dia 19 de Junho, a Feira de Sant’Ana do final do século XIX.
Ainda na véspera, o Largo do Coreto foi ganhando cor e animação à medida que iam chegando os intervenientes para os últimos ensaios da ginástica acrobática e do quadro histórico do Centenário da República, enquanto se procedia à montagem do carrossel e das marroas, à instalação eléctrica, à arrumação de mesas e bancos e à organização do espaço para que tudo estivesse a postos no dia seguinte.
No dia 19 pela manhã, começaram a chegar os produtos hortícolas, as galinhas, patos e coelhos, os tecidos, os barros, os alumínios e as coloridas mantas de Minde. Instalados os artesãos, organizaram também as suas bancas e o fotógrafo “Alexandrino” preparou-se para os retratos “à la minute”. Professores e assistentes operacionais, trajados à época, ocuparam os seus lugares dando-se início às vendas com destaque para os legumes, frutas e hortaliças.
Ao longo do dia as pessoas foram percorrendo os diferentes espaços da feira, sendo grande a afluência às marroas, e foi dado seguimento ao programa definido. Toda a comunidade assistiu animadamente aos diversos momentos musicais, à ginástica acrobática, ao folclore, à dramatização do “Regicídio e a Revolução Republicana” e teve oportunidade de visitar as exposições de trabalhos realizados pelos alunos do Agrupamento, patentes no recinto da feira e no Museu da Aguarela. Os mais novos puderam também divertir-se no carrossel e, ainda, com os passeios de burro, de carroça e de charrete.
Estão, assim, de parabéns, todos os participantes nesta actividade: professores, alunos, assistentes operacionais, famílias, colectividades, comunidades locais e autarquias que tornaram possível revisitar o passado e perpetuar a tradição, sendo que a recriação desta Feira de Sant’Ana ficará, certamente, presente na memória de todos.
A equipa do Blogue

15/06/10

Olimpíadas da Leitura

Promovido pela BE, decorreu ao longo do ano lectivo o passatempo/concurso Olimpíadas da Leitura 2009/10. Esta actividade consistiu na leitura de livros requisitados na Biblioteca Escolar. A cada aluno foi entregue um Passaporte da Leitura que recebeu um carimbo por cada livro lido. No final forma premiados os alunos que conseguiram mais carimbos e melhores comentários às leituras efectuadas.
Os vencedores foram respectivamente:
- 1ª Classificada: Inês Duarte Ribeiro, 3º ano;
- 2º Classificado: Diogo Bento, 3º ano;
- 3º Classificado: Leandro Neto Castanheira, 4º ano.

A Profª Bibliotecária Margarida Rocha

11/06/10

Final do Projecto Escola Electrão

O Agrupamento de Escolas de Minde participou este ano pela primeira vez, no Projecto Escola Electrão, conseguindo “electrizar” toda a Comunidade Educativa: alunos, funcionários, professores, encarregados de educação, familiares e amigos, de tal modo que recolhemos 7293Kg de REEE’s.
Assim, estivemos presentes no Centro de Congressos de Lisboa, no dia 2 de Junho, na Sessão Switch Off 2009/2010, para receber o 3º prémio Per-Capita (35,5 Kg/aluno), constituído por:
um computador portátil “Samsung”;
um Videoprojector “Benq”;
uma impressora “Lexmark”
e um pack de lâmpadas economizadoras.
Este projecto, que consideramos meritório, promove a formação cívica, o respeito pelo Meio Ambiente e o espírito de entreajuda. No próximo ano lectivo, prometemos continuar com esta “garra” e atingir muito mais toneladas!!!

A Equipa Escola Electrão

04/06/10

Feira de Sant'Ana

Dom José, a 26 de Junho de 1758 decreta:

“Faço saber q sendo-me prezente q os Habitantes do lugar de Minde e cas manufacturas q se fabricão Receberão utild.e e aumento de se estabelecer huma feira publica e franca no d.º lugar Hey por Bem que nelle se estabeleça huma feira na sobred.a forma que principiará no dia vinte e sinco e acabará no dia vinte e sete do mez de Julho de cada hum ano.” Chancelaria de D. José I, Lº 68, fls. 9 e 9vº

Foi este o decreto da criação daquela que outrora foi a maior e mais conhecida feira da região de Minde - A Feira de Sant’Ana -. Nela se vendia desde as loiças, os vidros, as mobílias de madeira, os alumínios, os panos, as mantas… tudo o que era preciso para um enxoval de noiva, até ao gado, aos arreios e tantos outros utensílios agrícolas. Para os mais novos, a feira era também momento de alegria, sempre podiam ter um brinquedo novo… ou um “retrato à la minute” tirado na barraca do fotógrafo, que nunca faltava.
É com este mesmo espírito que, passados mais de 40 anos da sua extinção, o Agrupamento de Escolas de Minde, com a participação das colectividades e das populações locais irá revisitar o passado com a Recriação Histórica da Feira de Sant’Ana dos finais do séc. XIX, perpetuando assim uma tradição que continuará sempre viva na memória colectiva.
Agrupamento de Escolas de Minde

J.I. de Minde - Reviver o passado...

A avó Leonor deslocou-se à nossa escola e fez-nos uma surpresa.

Contou-nos histórias do passado e de uma Feira, a de Sant'Ana, que nós nunca conhecemos mas que pelas sua descrição nos deixou muito curiosos e com vontade de saber mais.

Falou-nos do que se lá vendia e da barraquinha que vendia aquelas coisas que atraiam as crianças de outrora... a barraquinha dos brinquedos. Eram brinquedos feitos de madeira e encantavam os meninos e meninas que são agora os nossos avós e bisavós. A avó Leonor, á medida que ia contando histórias de um passado não muito longínquo, ia tirando de dentro de um saco que a acompanhava quando nos veio visitar... brinquedos, os tais brinquedos do antigamente que se vendiam naquela Feira que dava vida à nossa vila.

Adorámos ouvir a explicação e qual não foi o nosso espanto - e o da nossa Educadora - quando a avó Leonor disse que oferecia ao nosso Jardim de Infância todos aqueles brinquedos que nunca tinhamos visto nem tão pouco ouvido falar.

Então a Guida, fez uma pequena exposição no hall da nossa escola para os nossos pais e familiares verem, admirarem e quem sabe reviverem momentos... momentos esses que são a essência da vida.

Educ. Margarida Teixeira

Dia da Ciência Activa - Sala TIC