29/06/10

Recriação da Feira de Sant'Ana



O Agrupamento de Escolas de Minde, com a participação das colectividades e das populações locais, recriou no passado dia 19 de Junho, a Feira de Sant’Ana do final do século XIX.
Ainda na véspera, o Largo do Coreto foi ganhando cor e animação à medida que iam chegando os intervenientes para os últimos ensaios da ginástica acrobática e do quadro histórico do Centenário da República, enquanto se procedia à montagem do carrossel e das marroas, à instalação eléctrica, à arrumação de mesas e bancos e à organização do espaço para que tudo estivesse a postos no dia seguinte.
No dia 19 pela manhã, começaram a chegar os produtos hortícolas, as galinhas, patos e coelhos, os tecidos, os barros, os alumínios e as coloridas mantas de Minde. Instalados os artesãos, organizaram também as suas bancas e o fotógrafo “Alexandrino” preparou-se para os retratos “à la minute”. Professores e assistentes operacionais, trajados à época, ocuparam os seus lugares dando-se início às vendas com destaque para os legumes, frutas e hortaliças.
Ao longo do dia as pessoas foram percorrendo os diferentes espaços da feira, sendo grande a afluência às marroas, e foi dado seguimento ao programa definido. Toda a comunidade assistiu animadamente aos diversos momentos musicais, à ginástica acrobática, ao folclore, à dramatização do “Regicídio e a Revolução Republicana” e teve oportunidade de visitar as exposições de trabalhos realizados pelos alunos do Agrupamento, patentes no recinto da feira e no Museu da Aguarela. Os mais novos puderam também divertir-se no carrossel e, ainda, com os passeios de burro, de carroça e de charrete.
Estão, assim, de parabéns, todos os participantes nesta actividade: professores, alunos, assistentes operacionais, famílias, colectividades, comunidades locais e autarquias que tornaram possível revisitar o passado e perpetuar a tradição, sendo que a recriação desta Feira de Sant’Ana ficará, certamente, presente na memória de todos.
A equipa do Blogue

Sem comentários: