04/06/10

J.I. de Minde - Reviver o passado...

A avó Leonor deslocou-se à nossa escola e fez-nos uma surpresa.

Contou-nos histórias do passado e de uma Feira, a de Sant'Ana, que nós nunca conhecemos mas que pelas sua descrição nos deixou muito curiosos e com vontade de saber mais.

Falou-nos do que se lá vendia e da barraquinha que vendia aquelas coisas que atraiam as crianças de outrora... a barraquinha dos brinquedos. Eram brinquedos feitos de madeira e encantavam os meninos e meninas que são agora os nossos avós e bisavós. A avó Leonor, á medida que ia contando histórias de um passado não muito longínquo, ia tirando de dentro de um saco que a acompanhava quando nos veio visitar... brinquedos, os tais brinquedos do antigamente que se vendiam naquela Feira que dava vida à nossa vila.

Adorámos ouvir a explicação e qual não foi o nosso espanto - e o da nossa Educadora - quando a avó Leonor disse que oferecia ao nosso Jardim de Infância todos aqueles brinquedos que nunca tinhamos visto nem tão pouco ouvido falar.

Então a Guida, fez uma pequena exposição no hall da nossa escola para os nossos pais e familiares verem, admirarem e quem sabe reviverem momentos... momentos esses que são a essência da vida.

Educ. Margarida Teixeira

Sem comentários: