10/02/09

Workshop e-Portfólio

Criação de um repositório de e-Portefólio Educativo, utilizando o Software Repe.

Considerações Gerais:

O módulo portefolioaluno, designado Repe, é uma actividade da plataforma do Moodle.
A Observação/ análise do e-Portefólio deverá permitir que o aluno, o encarregado de Educação, os professores e a sociedade em geral, conheçam o seu percurso escolar, o nível de conhecimentos em cada área/disciplina, as suas competências gerais e os seus interesses pessoais nas diferentes áreas do conhecimento.
A utilização do e-Portefólio deverá potenciar a aplicação de métodos pedagógicos individualizados.
O e-Portefólio deverá permitir ao aluno tome consciência das suas competências e que as valoriza.

Prof. Ana Paula Correia e Prof. Sílvia Estevam



07/02/09

CAMPANHA DE SOLIDARIEDADE

Os alunos do 9º ano estão a dinamizar uma Campanha de Solidariedade a favor da Helpo, uma Organização Não Governamental de Solidariedade, que trabalha com crianças e famílias pobres em Moçambique.
Esta Campanha visa a recolha de Produtos de Higiene Pessoal (sabonetes, escovas de dentes e de cabelo, etc) e Material Escolar de desgaste rápido (lápis, borrachas, canetas, etc) que serão depois enviados para Moçambique.
A recolha dos bens será feita na Escola EB 2,3 de Minde e na Igreja Paroquial de Minde até ao dia 20 de Março.
Desde já agradecemos a colaboração de todos.
Os alunos do 9º Ano e a professora responsável agradecem.

04/02/09

PROBLEMA DO MÊS 3º CICLO

Os Namorados

Quatro pares de namorados foram a uma festa. A certa altura o Tiago reparou que: - A Inês dançava com o namorado da Helena; - A namorada do Bruno dançava com o João; - A Carla estava a dançar com o Bruno; - A Mónica dançava com o namorado da Inês; - A namorada do João dançava com o Luís!

Quem namora com quem?

03/02/09

2º Desafio Físico-Química - Às Voltas com a Ciência


Podem enviar as vossas respostas para: desafio.ciencia@gmail.com
ou preencher a folha de resposta na biblioteca
Luta para conseguires o 1º Prémio!!

CONCURSO DE ESCRITA CRIATIVA "PALAVRAS SOLTAS"


02/02/09

PROJECTO TAMPINHAS


GRAÇAS À COLABORAÇÃO DE TODOS O TOMÁS JÁ TEM A CADEIRA DE RODAS DE QUE TANTO PRECISAVA

GREEN CLUB

21/01/09

CAMPANHA DE RECICLAGEM

AJUDA A ÓLEOS ALIMENTARES

PARTICIPA, entregando na escola (D. Fernanda) os óleos alimentares usados.

Porquê? Porque, quando lançados nas redes de drenagem de águas residuais, os óleos poluem e obstruem os filtros existentes nas ETAR’s, tornando-se assim um grande obstáculo ao seu bom funcionamento. A recolha de óleos alimentares usados não só evita a poluição da água como está a transformar o óleo em Biodesel, uma fonte renovável de energia que diminui as emissões de CO2. Além disso, cada litro de óleo será transformado num donativo para ajudar a AMI na luta contra a exclusão social em Portugal.

CONSUMÍVEIS INFORMÁTICOS

PARTICIPA, entregando na escola (D. Sílvia) telemóveis, tinteiros e tonners usados.

Porquê ? A reciclagem de tinteiros, toners e telemóveis permite poupar recursos naturais essenciais ao seu fabrico (5 litros de petróleo por cada tinteiro ou toner), ao mesmo tempo que evita a deposição em aterro destes equipamentos, cujos resíduos são prejudiciais para o ambiente. Por outro lado permite também ajudar a AMI na sua actividade humanitária.

D.S.

20/01/09

2º DESAFIO DE MATEMÁTICA


PROBLEMA DO MÊS

SAÚDE AMBIENTAL

Cinco investigadores ambientalistas acompanharam cinco tipos diferentes de aves raras. Pelas pistas abaixo, podias dizer que ambientalista viu qual pássaro, em que reserva natural e por qual sinal característico no vestuário cada estudioso podia ser identificado.

Ambientalista: Benedito Estranho, Flora Nocturna, Joana Vagalume, Martins Rápido e Tomás Vespa.

Características: Blusa bufante, meias laranja, jeans cerzidos, barba cerrada e chapéus de lã.

Pássaros: Águia-imperial, arara-vermelha, beija-flor-dourado, colibri-azul e joão-de-barro-prateado.

Reservas naturais: Nova Floresta, Novas Fronteiras, Costas Bravas, Ilhas Douradas e Cabo das Tormentas.

Pistas:
1. Foi o homem com a barba cerrada que localizou o beija-flor-dourado.

2. Martins Rápido visitou Novas Fronteiras para fazer suas observações.

3. As meias laranja, usadas na viagem para o Cabo das Tormentas, não cabiam nos pés de Benedito Estranho, que não teve sorte suficiente para localizar a águia-imperial.

4. O colibri-azul foi localizado em Nova Floresta, mas não por Flora Nocturna.

5. Tomás Vespa, que usava chapéu de lã, não foi nem o visitante às Ilhas Douradas, nem quem localizou a arara-vermelha.

6. A mulher que usava a blusa bufante visitou um local no continente.

7. A identificação do ambientalista que localizou a águia-imperial foi usada abaixo da cintura.

Entrega ao teu professor a solução deste problema para te candidatares a um excelente prémio ou envia um e-mail para jornalpuzzle@gmail.com!

16/01/09

OLIMPÍADAS DA MATEMÁTICA

No dia 14 de Janeiro a aluna Joana Faria, da turma B do 9.º ano, deslocou-se à Escola Secundária de Alcanena para participar na 2.ª eliminatória, nacional, das Olimpíadas Portuguesas de Matemática. Nesta 2.ª fase apenas participaram na categoria A (3º ciclo) dois alunos.
Os problemas propostos nesta eliminatória exigiram muito do raciocínio e da imaginação dos participantes.
Aguardamos os resultados para sabermos se a Joana irá participar na final nacional.

VISITA DE ESTUDO A LISBOA


Os alunos do 9º A, 9º B e 8º CEF foram, no dia 14 de Janeiro, visitar o Museu da Presidência, assistir ao Auto da Barca do Inferno ao Auditório BES, representado pela Companhia de Teatro Sonho e visitar a Gare do Oriente.
Esta visita de estudo foi uma iniciativa das professoras de Língua Portuguesa e História do 3º ciclo.

13/01/09

2009 – ANO INTERNACIONAL DE ASTRONOMIA

Comemoram-se os 400 anos sobre a data em que Galileu Galilei apontou pela primeira vez a sua luneta para os céus e colocou um ponto final na Teoria Geocêntrica. Da invenção da luneta astronómica por GALILEU GALILEI até à primeira observação de luas, planetas, galáxias, asteróides, cometas, nebulosas, etc…por tantos outros instrumentos... este ano é assim dedicado à Astronomia, suas revelações e descobertas científicas associadas. Durante este ano lectivo, especialmente a partir deste mês até ao final do 3º Período, terão ao vosso dispor alguns factos científicos que marcaram o percurso da descoberta espacial e satisfazem o desejo dos mais curiosos!
Não menos importantes, serão as comemorações dos 150 anos sobre a publicação da "Origem das Espécies" de Charles Darwin, a retirada de uma visão antropocêntrica do mundo!..

Para saberes mais, consulta
http://www.astronomia2009.org/

Os alunos do 7º A e B já exploraram o software Celestia e serão eles que vos podem revelar mais algumas curiosidades…

se quiserem o software no vosso computador podem ir a:http://www.shatters.net/celestia/download.html

Também há este software bastante interessante onde também podem ver as estrelas, os planetas, os dias, as noites, as constelações, etc.http://baixaki.ig.com.br/download/stellarium.htm

09/01/09

À DESCOBERTA DAS TIC


Considerações Gerais:
A Actividade proposta pretende dar a oportunidade de ensinar os alunos e a Sociedade em geral, como criar um correio electrónico e utilizá-lo.Este é um método que permite compor, enviar e receber mensagens através de sistemas electrónicos de comunicação.
O Gmail é um novo método de Webmail, com base no conceito de que o e-mail pode ser mais eficiente e útil, no dia-a-dia.
A utilização do um e-mail deverá potenciar a aplicação de métodos pedagógicos individualizados, sendo útil em diversas disciplinas.
Prof. Ana Paula Correia e Prof. Sílvia Estevam

07/01/09

Alunos da EB1 de Vale Alto cantaram os Reis



No dia 6 de Janeiro, dia dos Reis,caminhámos muito pelo Vale Alto para cantarmos os Reis, acompanhados com alguns instrumentos. As pessoas davam-nos dinheiro, sumos e alguns bolos, foram muito simpáticas. Fomos cantar as Janeiras a casa dos nossos familiares, a minha irmã gostou da música. Muitas pessoas não abriram as portas porque estavam a trabalhar ou tinham saído.
No fim a nossa professora foi comprar bolos e quando fomos para a escola comemos um lanche.
Diogo