Inspirado num dos mais importantes episódios da vida de Charles Darwin, a sua viagem à volta do mundo a bordo do navio Beagle, o concurso, da iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian, desafia os alunos a viajar no tempo, concorrendo para acompanhar Darwin numa segunda viagem ao arquipélago das Galápagos. Nesta viagem, Darwin faz uma exigência: levar consigo um jovem naturalista assistente. Para isso o aluno concorrente precisa de escrever uma carta de motivação dirigida a Darwin a convencê-lo de que é a pessoa certa.
Como a participação no concurso implica a formação de um par Aluno /Professor, o professor teria de preparar um ensaio sobre a ideia de “mentor” na actualidade, tendo como ponto de comparação a relação privilegiada e singular entre Charles Darwin e o seu professor John Stevens Henslow.
Neste contexto, como professora de Ciências Naturais do 8ºA, incentivei todos os alunos da turma a participar no concurso. Igualmente, outras turmas do 3º Ciclo foram informadas sobre as regras de participação. Contudo, o aluno Duarte Manha do 8ºA, desde logo revelou o seu entusiasmo pela proposta que mais directamente lhe dirigi por reconhecer neste aluno espírito de curiosidade, tão importante no campo científico!
De entre os numerosos participantes neste concurso a nível nacional, fomos seleccionados, conjuntamente com mais 4 pares concorrentes, para uma entrevista na Fundação Calouste Gulbenkian, no dia 28 de Fevereiro.
A 14 de Março, tivemos a alegria de verificar no site da Fundação, a atribuição do 3º prémio ao único par concorrente da nossa escola.
Mais importante que o prémio, foi o enriquecimento a nível pessoal resultante da interacção professor/aluno e o incentivo para o Duarte relativamente ao gosto pela Ciência.
D. S.
Como a participação no concurso implica a formação de um par Aluno /Professor, o professor teria de preparar um ensaio sobre a ideia de “mentor” na actualidade, tendo como ponto de comparação a relação privilegiada e singular entre Charles Darwin e o seu professor John Stevens Henslow.
Neste contexto, como professora de Ciências Naturais do 8ºA, incentivei todos os alunos da turma a participar no concurso. Igualmente, outras turmas do 3º Ciclo foram informadas sobre as regras de participação. Contudo, o aluno Duarte Manha do 8ºA, desde logo revelou o seu entusiasmo pela proposta que mais directamente lhe dirigi por reconhecer neste aluno espírito de curiosidade, tão importante no campo científico!
De entre os numerosos participantes neste concurso a nível nacional, fomos seleccionados, conjuntamente com mais 4 pares concorrentes, para uma entrevista na Fundação Calouste Gulbenkian, no dia 28 de Fevereiro.
A 14 de Março, tivemos a alegria de verificar no site da Fundação, a atribuição do 3º prémio ao único par concorrente da nossa escola.
Mais importante que o prémio, foi o enriquecimento a nível pessoal resultante da interacção professor/aluno e o incentivo para o Duarte relativamente ao gosto pela Ciência.
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