19/03/09

GABINETE DE APOIO AO ALUNO E MENTORIA ENTRE PARES

A nossa Escola tem desde o início do ano lectivo um Gabinete de Apoio ao Aluno

Trata-se de um espaço que foi criado com o objectivo de ajudar os alunos na resolução dos seus problemas sejam eles de que natureza forem.

 Funciona todas as quartas- feiras das 12.45 às 13.30. São muitos os alunos que a ele já recorreram.

A par do Gabinete está a ser desenvolvido, também desde o início do ano lectivo, um Projecto de Mentoria entre Pares. É um projecto que não se destina a promover competências académicas, mas antes a contribuir para o desenvolvimento de competências de comunicação e de relacionamento interpessoal. Na prática, a cada aluno de 5º Ano foi atribuído um Mentor (quase todos alunos de 9ºAno) que, voluntariamente, se disponibilizou para desempenhar a tarefa de ser um modelo positivo de comportamento, de respeitar a confidencialidade,e não comentar as dificuldades do jovem que apoia com outras pessoas externas ao projecto, de dar apoio ao nível das competências sociais, académicas e do seu desenvolvimento pessoal, de adquirir competências de ajuda, de aumentar a consciência e o conhecimento da deficiência e de situações de risco e de exclusão que os jovens podem apresentar, no fundo de promover uma ajuda e suporte efectiva ao jovens apoiados. 

Foi assinado um contrato entre o Mentor e o Jovem Apoiado, onde o primeiro se compromete a ajudar, durante todo o ano lectivo, o segundo.

A avaliação desde projecto tem sido bastante positiva por parte dos jovens nele envolvidos. Os mentores referem que estes alunos de 5º ano não sabem o que é ser praxado e os jovens apoiados quando fizeram a avaliação do projecto referiram, entre outras coisas, que é vantajoso ter alguém mais velho em quem se possa contar.

 

A professora responsável pelo projecto

Cláudia Louro

 

Sem comentários: