23/03/09

EXPERIÊNCIA VIVIDA NO LAR DE PEDRÓGÃO

No âmbito da disciplina de Inglês 
os alunos de 9º Ano abordaram o tema do Voluntariado e manifestaram muito interesse em, também eles, 
realizar este tipo de trabalho. Como é sempre muito vantajoso, pôr em prática aquilo que se aprende na teoria, a professora 
contactou o Lar do Pedrogão e referiu a motivação dos seus alunos.De imediato a Sra Directora aceitou o pedido permitindo assim que estes alunos
 pudessem viver uma experiência nova e única. É que, quando se faz voluntariado recebe-se muito mais do que se possa imaginar! Os alunos do 9º A e B irão, assim, fazer trabalho de voluntariado durante a primeira semana das férias da Páscoa e/ou nas férias de Verão.Alguns 
irão trabalhar com os idosos do Centro de Dia, outros com idosos do Lar, outros ainda com as crianças do pré- escolar que frequentam aquela instituição.
 Para melhor se inteirarem desta realidade, os alunos  foram hoje visitá-los.
Fomos muito bem recebidos, tanto pelos técnicos como pela Directora. Visitámos o Lar, onde estão idosos que necessitam permanentemente da ajuda de alguém e onde alguns se encontram acamados. Visitámos o Centro de Dia onde estão idosos mais autónomos que ao final do dia regressam às suas casas e visitámos também o Jardim de Infância onde encontrámos crianças desde os três aos seis anos. 
A experiência foi muito positiva, os alunos interagiram muito bem com todos os grupos e manifestaram, todos, a vontade de repetir.
Na memória de cada um de nós ficou,entre outras, a frase de uma avózinha que nos disse, quando nos despedimos: " Não podem vir cá, pelo menos, uma vez por mês?"
Também com as crianças a despedida foi difícil,por eles aqueles meninos grandes deviam ficar ali mais tempo.
 

A professora responsável
Cláudia Louro

1 comentário:

Anónimo disse...

O mais emocianante para mim foi quando a senhora se virou para mim quase a chorar e me disse: "Tu não sabes o que é fechar a porta da tua casa atrás de ti e nunca mais lá voltares, é muito difícil, já não vou lá há dois anos". E era a este tipo neste coisas que muitos de nós devríamos começar a pensar, pois agora podemos não ajudar as pessoas assim, mas se quando tivermos a idade deles sentirmos o mesmo e ninguém nos ajudar tenho a certeza que vai ser muito duro, pois alguns dalqueles idosos passassam os dias a chorar e a contar o seu passado. E quando aquele senhora nos pediu para lá ir pelo menos uma vez por mês, gostava que todos pudessem ter visto o brilho dos olhos dela, como ela nos gostou de lá ver, parecia que de repente parecia que tinha ganho outra alegria, porque foi uma coisa que, penso, não estava à espera.
Já as crianças eram impecáveis, sempre brincalhonas, amigas,... E que, à semelhança dos idosos quando nos viram ficaram radiantes.
Apesar de serem duas faixas etárias muito distantes uma da outra, em termos de idade(crianças e idosos) a reacção de ambos foi a mesma, muito feliz por nos ver e a vontade nos voltar a ver, porque sendo crianças ou idosos, têm uma semelhança, ambos precisam de companhia e de serem ajudados.