29/06/10
15/06/10
Olimpíadas da Leitura

- 1ª Classificada: Inês Duarte Ribeiro, 3º ano;
- 2º Classificado: Diogo Bento, 3º ano;
- 3º Classificado: Leandro Neto Castanheira, 4º ano.
11/06/10
Final do Projecto Escola Electrão
Assim, estivemos presentes no Centro de Congressos de Lisboa, no dia 2 de Junho, na Sessão Switch Off 2009/2010, para receber o 3º prémio Per-Capita (35,5 Kg/aluno), constituído por:
Este projecto, que consideramos meritório, promove a formação cívica, o respeito pelo Meio Ambiente e o espírito de entreajuda. No próximo ano lectivo, prometemos continuar com esta “garra” e atingir muito mais toneladas!!!
04/06/10
Feira de Sant'Ana

“Faço saber q sendo-me prezente q os Habitantes do lugar de Minde e cas manufacturas q se fabricão Receberão utild.e e aumento de se estabelecer huma feira publica e franca no d.º lugar Hey por Bem que nelle se estabeleça huma feira na sobred.a forma que principiará no dia vinte e sinco e acabará no dia vinte e sete do mez de Julho de cada hum ano.” Chancelaria de D. José I, Lº 68, fls. 9 e 9vº
Foi este o decreto da criação daquela que outrora foi a maior e mais conhecida feira da região de Minde - A Feira de Sant’Ana -. Nela se vendia desde as loiças, os vidros, as mobílias de madeira, os alumínios, os panos, as mantas… tudo o que era preciso para um enxoval de noiva, até ao gado, aos arreios e tantos outros utensílios agrícolas. Para os mais novos, a feira era também momento de alegria, sempre podiam ter um brinquedo novo… ou um “retrato à la minute” tirado na barraca do fotógrafo, que nunca faltava.
É com este mesmo espírito que, passados mais de 40 anos da sua extinção, o Agrupamento de Escolas de Minde, com a participação das colectividades e das populações locais irá revisitar o passado com a Recriação Histórica da Feira de Sant’Ana dos finais do séc. XIX, perpetuando assim uma tradição que continuará sempre viva na memória colectiva.
J.I. de Minde - Reviver o passado...
Contou-nos histórias do passado e de uma Feira, a de Sant'Ana, que nós nunca conhecemos mas que pelas sua descrição nos deixou muito curiosos e com vontade de saber mais.
Falou-nos do que se lá vendia e da barraquinha que vendia aquelas coisas que atraiam as crianças de outrora... a barraquinha dos brinquedos. Eram brinquedos feitos de madeira e encantavam os meninos e meninas que são agora os nossos avós e bisavós. A avó Leonor, á medida que ia contando histórias de um passado não muito longínquo, ia tirando de dentro de um saco que a acompanhava quando nos veio visitar... brinquedos, os tais brinquedos do antigamente que se vendiam naquela Feira que dava vida à nossa vila.
Adorámos ouvir a explicação e qual não foi o nosso espanto - e o da nossa Educadora - quando a avó Leonor disse que oferecia ao nosso Jardim de Infância todos aqueles brinquedos que nunca tinhamos visto nem tão pouco ouvido falar.
Então a Guida, fez uma pequena exposição no hall da nossa escola para os nossos pais e familiares verem, admirarem e quem sabe reviverem momentos... momentos esses que são a essência da vida.
28/05/10
Sessão Switch OFF

Assim, vamos estar presentes no Centro de Congressos de Lisboa, no próximo dia 2 de Junho, na Sessão Switch Off 2009/2010, para receber o merecido prémio.
25/05/10
J.I. de Casais Robustos - Dia da Família
Educ. Nadeia
14/05/10
Dia das Línguas

Pelas 16.30h, teve lugar na Biblioteca um «Chá com Letras», para o qual foram convidados os docentes e funcionários da escola sede do Agrupamento.
Para além de um agradável lanche multicultural, que permitiu retemperar as energias após um dia de trabalho, houve a partilha de leituras e experiências literárias entre os intervenientes.
Foram momentos bonitos, coloridos com algumas gargalhadas, mas também alguns sentimentos nostálgicos, feitos sentir pelos gostos e partilhas dos vários intervenientes.
A todos, professores, alunos e funcionários, que tiveram parte activa na concretização desta actividade, um bem-haja pela franca colaboração e pelo dia proporcionado a todos.
Pelo Departamento de Línguas
Profª Fátima A. Caeiro
07/05/10
Dia das Línguas

"Eco-Escolas"

30/04/10
Semana da Leitura 2010
Ao longo desta semana vários elementos da comunidade educativa: encarregados de educação e professores voluntariaram-se para partilhar as suas leituras com as diversas turmas da Escola.
As actividades tiveram início às 10.45h do dia 22 com a leitura do conto – O Tesouro – sobre o tema da Revolução do 25 de Abril, a qual foi dirigida aos alunos do 4ºano. Às 15.30h teve lugar um workshop de marcadores de livros, no qual participaram alunos do 5º e 6º ano. A actividade decorreu com grande entusiasmo, tendo sido produzidos trabalhos de visual muito agradável estimulando o seu uso para novas leituras.
A 23 de Abril comemorou-se o dia Internacional do Livro com uma interrupção às 9.45h em todas as escolas do Agrupamento para uma leitura em simultâneo. Todos os que fizeram o momento e acarinharam a actividade investiram em prol do desenvolvimento da leitura.
Às 10.00h teve lugar um momento musical na BE com um Hino à leitura, cuja letra foi da autoria de dois alunos do 6ºB: João Afonso Vieira e João Pedro Manha.
Às 10.30h, o professor Daniel Café veio apresentar o livro da sua autoria, “Afonso e os Mistérios da Serra”, aos alunos do 4º e 5º ano. Este livro aborda a temática do meio local, tendo despertado o interesse de alunos e professores.
No final das aulas os “Amigos da BE” distribuíram poemas aos encarregados de educação.
No dia 26 de Abril realizou-se o Concurso de Leitura na BE no qual participaram alunos de todas as turmas da E.B.2,3 de Minde. Os vencedores do 2º e 3º ciclo foram respectivamente, Pedro Almeida do 5ºB e João Carlos Almeida do 7ºC.
O dia 27 foi assinalado pelas Leituras Itinerantes em que a professora Bibliotecária, Margarida Rocha e a educadora Ana Paula Jorge se deslocaram aos Jardins de Infância e Escolas do 1º ciclo de Serra de Stº António, Casais Robustos, Covão do Coelho e Vale Alto, tendo aí realizado a “A Hora do Conto”.
No dia 28 às 10.00h foi interpretado o Hino Nacional, “A Portuguesa”, em homenagem à República Portuguesa. Logo em seguida, o animador do Museu da Aguarela, Dr. Luís Carlos Santos (caracterizado de Zé Povinho) contou aos jovens, através de um passeio pelas ruas de Lisboa de 1900, a conjuntura que pôs fim à monarquia. Esta actividade também está inserida na Comemoração do Centenário da República.
Para encerrar a Semana da Leitura, o espaço da BE foi transformado num ambiente intimista a fim de acolher os alunos dos cursos nocturnos, às 19.30h, no “ Chá com Leituras”. Alunos e professores tiveram oportunidade de partilhar as suas leituras preferidas, bem como degustar o chá com bolinhos. A actividade foi muito bem sucedida, tendo todos os intervenientes manifestado o seu agrado, formalizando o desejo de repetir acções deste género.
23/04/10
“A Noite do Chá”
19/04/10
Semana da Leitura

13/04/10
25/03/10
23/03/10
Dia Mundial da Árvore
Durante todo o dia foram realizadas leituras ao ar livre fomentando-se assim o gosto pela leitura em contacto com a natureza.
A equipa Eco-escolas
Resultados do concurso do Projecto " A Europa Mora Aqui "
Estamos muito orgulhosos com os bons resultados obtidos.
Parabéns aos alunos e professores do 8º ano.
19/03/10
12/03/10
Das estrelas ao Egipto…
Segundo os alunos, esta visita foi muito instrutiva, pois aprenderam muito com ela, tanto a nível científico como a nível histórico/cultural, dado que estas matérias fazem parte do Currículo Nacional.
E por fim, também para animarem o corpo, já que a alma estava bastante feliz, foram comer os tradicionais pastéis de Belém!
Alunos do 7º Ano
11/03/10
E.B.1 C. Coelho - Projecto "Empcriança"


Este projecto tem como objectivos desenvolver o espírito empreendedor e entender o funcionamento e as vantagens de uma empresa. Começámos por conhecer a mascote do projecto que é o empresário GEREMIAS (do verbo Gerir). Já vimos um filme e um PowerPoint que nos falaram do que são empresas, como surgiram, que tipos e fins têm e também dos sectores a que podem pertencer - primário, secundário e terciário.
Estamos agora a elaborar o guião orientador para criarmos uma empresa e está a ser muito interessante. Dividimo-nos em dois grupos que criaram duas empresas diferentes com fins económicos, inventámos um nome e um logótipo para cada uma, o bem ou serviço prestado, os fundos necessários, o público-alvo, as matérias-primas necessárias, o número de funcionários a contratar, as diferentes formas de publicidade a utilizar, os salários a pagar e os lucros obtidos.
A professora também já nos disse que em breve iremos fazer uma visita a uma grande empresa que se chama Companhia das Lezírias, Sa, em Samora Correia. Este projecto está a ser muito divertido e estamos a prender coisas novas e interessantes!
05/03/10
PROGRAMA ECO-ESCOLAS

Neste sentido, ao integrarmos este programa, traçámos vários objectivos, dos quais destacamos a Cidadania Ambiental.
Assim, pretendemos promover comportamentos e acções que suportem o desenvolvimento sustentável, contribuindo para o bem-estar ecológico de todos.
Visamos ainda educar para o ambiente no meio escolar e na comunidade, a fim de contribuir para a sustentabilidade do nosso Planeta.
Participar no programa Eco-Escolas é o caminho a seguir.
• Em média, uma televisão usa 45% da sua energia em modo de espera. Se todos os europeus evitassem utilizar o modo de espera dos equipamentos, poupariam energia suficiente para abastecer um país do tamanho da Bélgica.
• Ao deixar o telemóvel ligado à corrente depois de este já estar carregado, desperdiça-se 95% da electricidade, porque apenas 5% é utilizado para carregar o telemóvel.
• Fechar a torneira enquanto se escova os dentes permite poupar vários litros de água.
• Se reciclares uma lata de alumínio estás a poupar energia suficiente para alimentar um computador portátil durante dez horas.
• As lâmpadas economizadoras de energia permitem poupar até cinco vezes mais do que as lâmpadas convencionais.
• O dia 22 de Setembro é o Dia Europeu Sem Carros. Devemos participar! Se andarmos menos de carro poderemos reduzir a poluição e melhorar também a qualidade de vida das pessoas em geral.
• Não atires lixo para o chão! Utiliza sempre o caixote de lixo mais próximo, desta forma não poluis o ambiente.
• Cada vez que vais às compras não utilizes um saco de plástico novo, tenta usar um bom saco de compras reutilizável.
WORKSHOP LIVROS COM CHOCOLATE!

No dia 24 Fevereiro, decorreu na BE/CRE da Escola Sede do nosso Agrupamento um workshop onde os livros ganharam novo sabor!
Em parceria com a APP – Associação de Professores de Português – a prof. Fátima A. Caeiro apresentou algumas estratégias de abordagem ao livro, à leitura e à escrita criativa.
Participaram neste workshop docentes do Agrupamento de diferentes áreas e níveis de ensino e ainda uma professora/bibliotecária de Tomar.
A degustação do chocolate, ao mesmo tempo que as colegas presentes experimentaram algumas actividades, ofereceu momentos muito criativos e com um óptimo ambiente de trabalho.
CAMPANHA DE SOLIDARIEDADE - VAMOS COLABORAR COM A MADEIRA
Os alunos do 9º A da EB 2,3 de Minde querem encher algumas caixas solidárias com bens essenciais para ajudar os madeirenses a reconstruir a sua vida depois da tempestade.
Os CTT entregarão os bens recolhidos gratuitamente e as Instituições destinatárias serão a Caritas da Madeira e a Associação Protectora dos Pobres do Funchal, que já informaram necessitar, principalmente, dos seguintes produtos/bens:
- Lençóis;
- Cobertores;
- Produtos de higiene;
- Fraldas;
- Leite em pó;
- Comida para bébé;
- Enlatados.
A todos muito agradecemos, desde já, a preciosa colaboração que possam prestar.
01/03/10
E.B.2,3 de Minde - Participação no Corta Mato Distrital
Os Professores de Educ. Física
26/02/10
A Hora do Conto - " O Nabo Gigante"
Quando regressámos à escola fizemos o reconto e a ilustração da história.
Como iniciámos o estudo das plantas, nada melhor do que a história do “Nabo gigante” para nos ajudar no estudo deste tema. Identificámos algumas plantas mais comuns existentes no ambiente mais próximo: plantas espontâneas e cultivadas, diferentes ambientes onde vivem… e ainda semeámos nabos e couves numa estufa.
Professora e Alunos da EB1 de Vale Alto
25/02/10
J.I. Casais Robustos - Actividades desenvolvidas
Neste segundo período começou a circular na nossa sala o saco dos livros do nosso baú dos contos.
Esta actividade consiste, no seguinte: à sexta-feira as crianças levam um dos livros do baú, para que um familiar lhes conte uma das histórias que escolheram, depois fazem um registo.
Para esta actividade cada criança fez com lápis de carvão, o projecto do que queria pintar no saco de pano cru… depois tinha de tentar reproduzir com a técnica da pintura o que fez no seu projecto.


No Carnaval desenvolvemos várias actividades de expressão plástica…
Fizemos chapéus de palhaço, para usar no desfile de Carnaval, pois fomos disfarçados de palhaços trapalhões, com algumas roupas dos irmãos mais velhos e dos pais…
Chegaram à nossa sala as mochilas dos livros que vieram da biblioteca do nosso Agrupamento.
A primeira historia que escutámos foi, “Mais uma Ovelha”…
Fizemos um registo em grande grupo e desenvolvemos algumas actividades relacionadas com o domínio da matemática.

Educ. Nadeia
19/02/10
Carnaval 2010

A concentração teve lugar na escola sede - E.B.2,3 de Minde - onde os alunos, já mascarados, aguardaram a chegada dos mais pequenos, dando-se depois início ao desfile que contou com a participação dos professores e educadores, assistentes operacionais, de alguns familiares que acompanharam as crianças e, ainda, da G.N.R. que interditou o trânsito ao longo do percurso, acautelando a segurança de todos.
Apesar do frio intenso que se fez sentir, o “Carnaval Trapalhão” saiu à rua dando largas à criatividade com os seus trajes e máscaras divertidos e originais e, mais uma vez, animou as ruas de Minde.
12/02/10
Dia da Internet Segura
O tema da campanha para o ano de 2010 é "Pensa antes de publicar".
Aceitando o desafio lançado às escolas, a 9 de Fevereiro - Dia Europeu da Internet Segura, a turma do 9º CEF participou na Acção de Consciencialização e Sensibilização para uma utilização segura da Internet promovida pela Biblioteca Municipal de Torres Novas.

O Inspector da Polícia Judiciária, Camilo Oliveira, alertou os jovens para os perigos on-line e informou que Portugal dispõe de um site especializado em segurança on-line onde qualquer pessoa pode denunciar conteúdos ilegais na Internet, tais como sites pedófilos, xenófobos, de violência extrema ou outros que constituam crimes públicos. http://linhaalerta.internetsegura.pt

09/02/10
Concurso AIA - 2009


Aguardamos, ansiosamente, que a Sociedade Portuguesa de Astronomia nos contemple com um lugar de destaque.
Esta iniciativa contou com a colaboração das professoras: Ana André, Cátia Pereira e Judite Matreno.
Esteja atento à próxima edição de “O Mantas” onde será publicado o poema.
Para saber mais, consulte: www.astronomia2009.org/astroarte.
05/02/10
MINDELECTRÃO

A nossa equipa elaborou uma apresentação em PowerPoint com o intuito de sensibilizar toda a comunidade educativa, distribuiu cartazes pelos “pontos-chave” da freguesia de Minde e pelas escolas do Agrupamento. Contámos ainda com a colaboração da Câmara Municipal de Alcanena e da Junta de Freguesia de Minde, no sentido de nos facultar o transporte para os REEE de 1ª categoria.
“Electrizámos” toda a comunidade e “Entupimos” a caixa dos camiões por três vezes…
A Equipa do Projecto Escola Electrão
29/01/10
E.B.1 C. Coelho - Acção de Sensibilização "Projecto Ponto Electrão"
27/01/10
Biblioteca Escolar - "A Mochila dos Contos"
Com este projecto a Biblioteca Escolar disponibiliza e dinamiza os seus recursos, fazendo chegar aos estabelecimentos de educação pré-escolar, incluindo aqueles cuja distância não permite a utilização tão frequente deste espaço, as “Mochilas dos Contos”,
Estas mochilas contendo livros infantis que irão ser alvo de actividades de animação da leitura, circulam, semanalmente, de Jardim em Jardim e regressam mensalmente à Biblioteca a fim de nelas serem colocados novos livros.
A profª Margarida Rocha, professora bibliotecária, e a educadora Ana Paula Jorge apresentaram a actividade deslocando-se aos Jardins de Infância para levar as “Mochilas dos Contos”, conversar com as crianças e contar uma pequena história.
Educ. Ana Paula Jorge e Profª Margarida Rocha
J.I. de Minde - "Uma tarde diferente..."
Mas eis que toca a campainha da nossa sala acolhedora e surge então o nosso professor, o Rui, que nos dá aquelas aulas que tanto adoramos. Ficámos assim muito admirados de o ver por ali, mas mal sabíamos nós que nos iria proporcionar uma aula diferente de todas as que estamos habituados - e fantástica por sinal -, uma caminhada pela bonita vila que nos acolhe diáriamente.
Lá fomos nós, com um brilho no olhar, bem comportados e a ouvi-lo com toda a atenção e curiosidade. Passámos por ruas e ruelas, desenvolvemos a nossa motricidade global e os nossos sentidos, andámos por caminhos de pedras e terra e vejam só, até vimos uma gaiola grande, grande, com aves que não conhecíamos de todo.
E fomos sempre subindo e ao chegarmos lá bem ao alto, respirámos fundo e olhámos com espanto e encanto a nossa vila. Vimos as estradas e os carros, as casas e os prédios, as árvores e a mata, esta última cheiinha de água.
Depois, foi o regressar à escola. Chegámos cansados mas com vontade de voltar. Foi uma tarde maravilhosa que ficará na nossa memória e mais tarde quando formos mais velhinhos recordá-la-emos com saudade!
25/01/10
9º A SOLIDÁRIO

Foi assim que decidiram fazer um donativo a favor da Unicef, contribuindo para minorar os problemas de saúde e educação de algumas crianças mais desfavorecidas.
Bem haja 9º A!
No dia 19 de Janeiro as turmas dos oitavos anos e do nono ano assistiram a uma Acção de Sensibilização para as ONGDs, promovida e organizada pelas suas professoras de Francês e de Inglês , no âmbito do programa das referidas disciplinas assim como de Geografia. A referida Acção foi dinamizada por duas voluntárias da Helpo (Organização Não Governamental para o Desenvolvimento) que gentilmente vieram a nossa Escola, na sequência de um convite endereçado a esta ONGD.
No decorrer da actividade os alunos tiveram a oportunidade de visionar um vídeo, gravado em Moçambique, que procurava descrever o trabalho da HELPO no “terreno” e apresentar alguns dos voluntários e “padrinhos” da Organização. No final houve ainda a oportunidade de debater algumas questões.
Como um dos resultados desta experiência aqui ficam os comentários/reflexões dos nossos alunos.
- “Na minha opinião a HELPO faz muito bem em ajudar as pessoas que mais precisam. Eles lá não têm vidas parecidas com as nossas! Solange Simões, 8º B
- “Devíamos ajudar aquelas crianças, não podemos pensar só em nós! Amanda Frazão, 8º B
- “Gostei muito da Sessão porque ajudou-me a perceber melhor o que se está a passar no mundo! Jaime Alfaiate, 8ºB
- “Acho que contribuiu para crescermos mais e para darmos mais valor ás nossas coisas! Adriana Jesus, 8º B
- Eu fiquei muito comovida porque é triste verificar que nós por vezes desperdiçamos e estas crianças vivem sem quase nada! Ana Gomes, 9º A
- “A HELPO é uma Associação que tem como principal objectivo o sorriso tão mágico de uma criança!” Liliana Pereira, 9º A
“Estas Acções de Sensibilização são importantes porque precisamos de ver esta realidade que parece tão irreal! Melissa Frazão, 9º A
- “ Gostei muito pois esta Acção fez-me mudar a minha percepção da vida! Daniela Alves, 9ºA
- “…também me chocou muito ver aquelas crianças em condições tão devastadoras.” Inês Almeida, 9º A
- “ Como è que alguns adolescentes pensam que os seus problemas são assim tão graves?” Vânia Ferreira, 9º A
- “Temos de acabar com o sofrimento destas crianças!” Miguel Vedor, 9º A
22/01/10
VISITA AO CARSOSCÓPIO
Esta actividade, enquadrada nos conteúdos programáticos das disciplinas de Geografia e Ciências Naturais, foi dinamizada pelas professoras Clara Gameiro e Maria João Costa.
Nesta visita os alunos puderam viajar no Geódromo até às profundezas da Terra e ficaram a perceber como se formou toda esta região; no Climatógrafo visualizaram um filme a três dimensões que descreve os aspectos dominantes do clima no Maciço Calcário Estremenho e no Quiroptário a exposição interactiva sobre os morcegos.
Foi uma manhã muito proveitosa e divertida.
13/01/10
¡Feliz año de 2010! - Grupo de Alunos do Curso de Espanhol
Pero nuestras clases de español han reanudado con el espirito navideño todavía…
Hemos empezado haciendo algunas actividades a través las cuáles hemos conocido los hábitos navideños de los españoles. Desde los días festivos, las costumbres de esos días, la decoración de las casas y de las calles, la comida y la bebida típica, hasta la música tradicional.
A continuación, hemos aprendido algunas canciones navideñas españolas e incluso las hemos cantado en clase, haciendo así del momento de aprendizaje un momento divertido también.
Siguiendo este espirito, queremos aprovechar para desearles a todos: ¡un feliz año de 2010!
11/01/10
J.I. de Casais Robustos - Dia de Reis


Já é velha a frase que diz... Ano novo vida nova...
Esta semana já fizemos algumas coisas entre as quais, a comemoração do Dia de Reis. Para realizar esta actividade fizemos coroas com material de desperdício, comemos bolo-rei e fomos cantar as Janeiras pela localidade e ao pé do presépio.
No fim da manhã, ao fazer a avaliação desta actividade, concluímos que gostámos muito, foi interessante o contacto com a população, gostámos de andar a pé e foi divertido.
Agora despedimo-nos e esperamos voltar cá outros dias para vos dar conta do que andamos a fazer na nossa sala de JI.
08/01/10
Dia de Reis
A equipa do Blogue
07/01/10
E,.B.2,3 de Minde - Corta Mato-Escolar


O grupo de Educação Física fez um balanço bastante positivo, considerando que os objectivos propostos foram cumpridos, e aproveita desta forma para dar os parabéns aos alunos do 2º, 3º Ciclos e CEF, “que participaram na prova com um desempenho exemplar quer como atletas, quer como colaboradores e organizadores da actividade, bem como agradecer aos professores que nela colaboraram.
Esta prova contou com a participação de cerca de 88 alunos divididos por cinco escalões: Infantis A, Infantis B, Iniciados, Juvenis e Juniores, estando, cada um destes, subdivididos em relação ao género (masculino e feminino).
No escalão de Infantis A, a vencedora, da prova feminina, foi a aluna Raquel Branco Cipriano (5ºA), enquanto na prova masculina o vencedor foi o aluno Samuel Formiga Santos (5ºB).
Na prova de Infantis B femininos, a vitória sorriu à aluna Inês Silva Marques (7ºA), triunfando na masculina, o aluno Pedro António Gonçalves (6ºA).
No escalão de iniciados, Daniela Caetano Alves (9ºA) e Ruben André Domingos (7ºC) foram os vencedores das provas feminina e masculina, respectivamente.
No escalão de juvenis os vencedores foram a aluna Elsa Conceição Francisco (9º CEF) na prova feminina e o aluno Francisco Ventura (8ºB), na masculina.
Por fim, no escalão de juniores o vencedor foi o aluno Ricardo Nuno Rodrigues (9ºA).